."O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Immanuel Kant

21
Jun 07
Desde que criei este blog, e o dedicado a uma turma do oitavo ano, que vários colegas me têm abordado sobre como proceder para também criarem blogs  para as suas turmas. De facto os blogs são  uma excelente ferramenta didáctica e já bastante usada como se comprova pela votação no questionário que tenho neste blog (aproveito para agradecer a todos os que têm participado).

Pesquisando sobre "Blogs na Educação", encontrei estas dicas interessantes que entendo ser bom partilhar de modo a responder a algumas das interrogações de quem quer começar:
Dicas da professora Andréa Vicente Toledo Abreu, professora e coordenadora da Biblioteca Digital do Instituto Francisca de Souza Peixoto, em Cataguases (MG):

  • Interesse pela internet : Para inserirmos os blogs na prática lectiva temos que primeiro nos familiarizar  com a informática e principalmente com a rede virtual e as suas inúmeras facilidades. Email, Messenger,  Fórum e Redes Sociais devem passar a fazer parte da nossa rotina.
  • Definição clara de objetivos: Vai falar sobre a Futebol , sobre Arte ou sobre Literatura ? Escolha um tema aglutinador  para que os seus visitantes saibam com que contar.
  • A produção dos alunos: São os posts feitos com a produção dos alunos que provocam a interactividade e, consequentemente, o interesse da turma pela participação.
Um blog português a consultar por quem se quiser iniciar por estas promissoras águas é o  Blogs na Educação.  e o seu sucessor  Educação, Matemática e Tecnologias.

Mas acima de tudo há que apostar.....ter ideias e deixá-las tomar forma......os alunos agradecem........e estão prontos a compartilhar os seus conhecimentos.........
publicado por dom.bacelar às 22:39

De facto não páras de me surpreender caro colega... Uma excelente pessoa, sempre a mil à hora e com tempo e preocupação em nos ajudar. Eu vou aproveitar e tentar ver se é desta que construo um blog... O teu blog tinha mesmo que ser aconselhado, pois aprendemos muito sempre que o consultamos.Parabéns pela pessoa e pelo profissional que és!
Filipa a 24 de Setembro de 2007 às 20:15

De facto vamos fazendo coisas....mas vamos fazendo porque à nossa volta existe um calor humano que nos motiva....
E depois só vale a pena saber se se poder partilhar e é a partilhar que se aprende o que realmente importa....
Obrigado pelas tuas palavras mas essencialmente por seres um pessoa espectacular
dom.bacelar a 25 de Setembro de 2007 às 20:13

De facto os blogs são uma ferramenta educativa, e como criar um blog no sapo é tão fácil, só não tem quem não quer ....
Como criar um blog a 1 de Abril de 2010 às 11:02

Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
14

19
20

24
27
28
30


arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO