."O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Immanuel Kant

16
Jun 07
Cerca de 105 milhões de crianças de todo o mundo não frequentam a escola. Deste número apenas 1% diz respeito aos países ricos, existindo ainda 860 milhões de adultos por alfabetizar. Estes dados foram divulgados ontem numa conferência que serviu para lançar a campanha "Educar para erradicar a pobreza", organizada pela OIKOS - Cooperação e Desenvolvimento. in DN 21/04/05



De todas as crises por que tem passado a humanidade, creio que a actual é de facto a que tem proporcionado a indução de um reavaliar sobre nosso pensar e agir diante do Mundo, pois está em causa para nós, o valor atribuído hoje à vida humana. Neste sentido, não poucas vezes ouvimos falar de uma certa “crise”. O que é que isso nos diz ?

 “A crise que hoje atravessamos não é somente de caráter, econômico, ou mesmo moral. Não se restringe a um país ou a uma determinada classe social. A crise que vivemos repõe certas questões que fundam e fundamentam o percurso de uma época. Por isso, encontramo-nos diante de um desafio: o de saber decidir e discernir, e de saber realizar uma superação criadora deste momento que nos permita alcançar um novo patamar de pensamento, uma outra maneira de experienciar o mundo e a nós mesmos. No caminho desta superação, temos de nos defrontar com uma questão essencial: O que significa para nós ser um ser humano?” (UNGER, 2001, p. 19)


Perante este quadro urge repensar a Educação e reequacionar o seu papel para se conseguir uma sociedade mais justa.


publicado por dom.bacelar às 15:47

Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
14

19
20

24
27
28
30


arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO