."O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Immanuel Kant

12
Mai 07

Vários têm sido os relatos de jovens  vitimas de confusões pelo simples facto de desconhecerem os riscos da Internet. Isso acontece por não associarem o mundo on-line ao mundo presencial. Não entendem que qualquer decisão ou acção na Internet, pode provocar consequências no mundo presencial.

Mais tarde ou mais cedo as escolas terão que integrar nos seus currículos a questão de utilização segura da Internet. Como exemplo, vou falar um pouco sobre a utilização de blogs na educação.

O blog, conhecido como diário on-line, ou diário de bordo, leva muitos professores e alunos a cometerem erros, como por exemplo, o de pensar que podemos postar tudo o que pensam. Não se deve confundir calunia, difamação e injuria com “liberdade de expressão”. Como diz o ditado popular..... “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”. No caso de menores de idade, cabe ressaltar que a responsabilidade civil recai sobre os pais

Assim como a questão citada acima, muitos cuidados devem ser tomados pelo professor, não só para com seus alunos, mas para consigo mesmo e para com a escola enquanto instituição educacional.

O professor pode utilizar o blog com os seus alunos de duas formas, uma delas é criando um blog pessoal e estabelecer indirectamente um vinculo com seus alunos, ou seja, acessam quando tiverem vontade. Na segunda forma, o professor utiliza como complemento pedagógico realmente e actividade didáctica. Neste caso deixo algumas recomendações: (é claro que algumas servem para o blog pessoal também, mas outras são essenciais quando utilizadas dentro da instituição)

- Insira a questão dos blogs no plano da aula;

- Peça autorização da direcção da escola, pois o não conhecimento da escola e também dos pais, pode acarretar problemas legais para todos;

- Esteja sempre atento ao que escreve e ao que os seus alunos escrevem;

- Não utilize o nome da escola ou logótipo, sem a devida autorização da instituição;

- Não publique fotos dos alunos sem pedir autorização dos pais e da escola;

- Nunca chame atenção dos seus alunos no blog, isso pode repercutir muito mal;

- Deixe claro quando está a falar (escrever) por si ou pela escola;

- Estabeleça um código de condutas para os seus alunos no próprio blog.

- Deixe claro o que pode ser feito com as publicações do seu blog. Pode ser copiado, editado, .... etc.

Explique aos seus alunos:

- “Liberdade com responsabilidade de expressão”. Mas justifique, seja convincente e mostre que mesmo que a Constituição  proteja este direito, também protege o direito à honra, à privacidade e à imagem e que o Código Civil, considera que comete acto ilícito quem abusa de um direito;

- O que é calúnia, injúria e difamação?  Ensine que caluniar, injuriar ou difamar alguém é crime e não importa se o fez pela Internet, portanto, falar mal do amiguinho é errado.

- Deixe claro que sendo menor de idade, os seus pais serão responsabilizados;

- Só publique fotos de colegas se eles permitirem (aconselha-se a perguntarem aos pais );

- Ao publicarem uma obra, como poesia, letra de música, devem sempre indicar o autor e quando possível, pedir sua autorização;

- Que não devem publicar informações pessoais, como endereço, telefone, etc.

Ao abordar estas questões estaremos a contribuir não só para o mundo digital, mas também para a questão de cidadania na nossa sociedade.


 

Texto baseado no blog Educação Digital

publicado por dom.bacelar às 11:07

Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
15
17
18
19

21
22
23
25
26

28
29
30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO