."O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Immanuel Kant

05
Mai 07


A Internet é hoje em dia um espaço de múltiplas virtudes. É possível comunicar, fazer visitas virtuais, aceder a documentos de várias áreas. É então todo um "Mundo Virtual" ao alcance de um simples gesto.
É também um espaço verdadeiramente livre... Todos podemos participar quer procurando informação quer disponibilizando-a.
No entanto como em qualquer espaço aberto há sempre quem procure enganar o outro. E neste espaço virtual a coberto do anonimato é mais fácil sermos enganados....
Actividades elaboradas como o pishing, ou mais básicas como participar nas redes sociais(Hi5, Msn, Netlog, IRC,) com identidades falsas são práticas frequentes.
Como educadores e como pais temos a obrigação de proteger as crianças destes usurpadores.
O projecto SeguraNet surgiu como o propósito de propiciar uma navegação mais segura. Em Portugal é coordenado pelo CRIE e através do site SeguraNet fornece um conjunto de válidas e práticas informações para uma navegação mais segura. Constituído por várias secções dedicadas a pais e professores e a jovens é uma referência a consultar no sentido de desmitificar alguns dos fantasmas que assolam os educadores que se preocupam com a segurança dos jovens.
O Portal Guia para Orientar   inclui quatro secções dedicadas a alunos, pais, professores e escolas e alia facilidade de comunicação e rigor da informação.
Encontra-se a decorrer até 30 de Junho de 2007 o Concurso Farol Seguranet cujo regulamento pode ser descarregado aqui.
Contribuir para uma Internet mais segura deve ser um propósito colectivo....
publicado por dom.bacelar às 21:08
sinto-me:

Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
15
17
18
19

21
22
23
25
26

28
29
30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO