."O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Immanuel Kant

01
Jun 10

As Tecnologias da Informação e da Comunicação têm vindo a provocar uma enorme mudança na Educação, originando novos modos de difusão do conhecimento, de aprendizagem, e, particularmente, novas relações entre professores e alunos.As pesadas enciclopédias foram substituídas pelas enciclopédias digitais, pela consulta de portais académicos e outros locais diversificados. Passamos a utilizar sistemas electrónicos e apresentações coloridas para tornar as aulas mais atractivas e, frequentemente, deixamos de lado o tradicional quadro negro e o giz e passamos directamente para as superfícies e projecções interactivas.

 

A revolução originada pela Internet possibilita que a informação produzida e disponibilizada em qualquer lugar esteja rapidamente disponível em todo o Mundo, originando uma mudança nas práticas de comunicação e, consequentemente, educacionais, em vários aspectos tais como na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula ou como estratégia de divulgar a informação, permitindo tanto o ensino individualizado como o trabalho cooperativo e em grupo entre alunos.

O computador por seu lado vem-se afirmando também pelo interesse que causa nos alunos. Curiosos e entusiasmados para aprenderem a mexer, eles ficam atentos a todo tipo de orientação e novidade relacionada ao computador e a Internet. A informática tem, assim, o poder de entreter mesmo aqueles alunos com dificuldades de comunicação e concentração. Deste modo, educar no mundo de hoje é uma tarefa não só das escolas e universidades, mas também da rede mundial de computadores.

 

 

Outra questão a ser considerada, é que neste novo sistema do mundo tecnológico, o professor deixou definitivamente de ser o detentor de todo o saber, para se afirmar como um orientador, um intermediário entre o aluno e os conhecimentos que a Internet pode fornecer.

A passagem do papel do professor de veículo transportador de informação para o de condutor desse mesmo veículo reforça-lhe a importância, se assumirmos a Internet como uma espécie de “território livre”, onde tudo pode ser publicado. O discernimento da qualidade das fontes de informação e a análise da sua fidedignidade são deste modo papéis fundamentais desempenhados pelo professor. A sua participação é crucial para orientar o aluno evitando que ele incorra em erros ou se apoie em informações imprecisas. Para mim, este é um dos mais importantes papéis do professor no contexto actual: oferecer aos alunos orientação para consultas e pesquisas, aproveitando eficazmente as potencialidades da Internet.

 

Por outro lado o aparecimento de formatos comunicacionais mais apelativos e abrangentes coloca nos pedagogos inquietações constantes no sentido de transportarem para o território educativo - as redes sociais, os fóruns, os chats e toda a diversidade interactiva hoje existente.

 

É neste contexto que experimentei transformar os chats em ferramenta educacional. Assumindo o papel de orientador e despoletador das pesquisas por parte dos alunos, constatei que os mesmos desenvolveram competências de pesquisa, tornando-se mais autónomos e colaborativos. O procedimento é relativamente simples e disponível a qualquer docente. No fundo trata-se de recorrer a um serviço de Chat, o que se consegue gratuitamente na Internet, e fazer com que o mesmo seja acessível a todos os alunos de uma dada turma. Depois de todos estarem ligados no chat, o docente coloca uma questão temática, os alunos procuram a resposta e respondem igualmente por chat. Deste modo e em sequência cada aluno vai poder responder ao docente e às questões que os colegas tenham sugerido. Pode igualmente comentar as respostas dos colegas, assim como pedir ajuda ou partilhar o encanto/estupefacção pelo que acabou de ler. A possibilidade de “em tempo real” enviar, aos restantes participantes, as ligações para os sítios que visitou permite a troca de pontos de vistas sobre um mesmo assunto. Depois de uma fase de teste em sala de aula, esta metodologia permite que em situações de isolamento, por motivos de saúde ou outros, o aluno possa permanecer em “contacto directo” com os seus colegas de turma.

 

publicado por dom.bacelar às 22:31

Interessante!

________________________
Luis Torrao
http://www.luistorrao.com
Luis Carlos Torrao a 16 de Agosto de 2010 às 07:34

Saudações!!!

De fato o Chat é uma das ferramentas tecnológicas que podem e devem ser incorporadas às práticas educacionais de forma geral. O ganho de qualidade, quando bem conduzido, faz do Chat uma via de interação extremamente eficiente.

Ossimar
Ossimar H. Batista a 18 de Maio de 2011 às 03:32

Texto brilhante. Gostaria de saber o nome do autor.
thiago lanzellotti a 17 de Setembro de 2012 às 00:23

Olá Thiago.....
O texto é meu e espelha o que tento fazer nas minhas aulas.....

A apresentação é fruto de pesquisa no Youtube,

Cumprimentos e obrigado pelas suas palavras.
dom.bacelar a 17 de Setembro de 2012 às 08:36

Olá Thiago.....
O texto é meu e espelha o que tento fazer nas minhas aulas.....

A apresentação é fruto de pesquisa no Youtube,

Cumprimentos e obrigado pelas suas palavras.
dom.bacelar a 17 de Setembro de 2012 às 08:37

eu amei
cleyssiane s monteiro a 6 de Outubro de 2013 às 18:01

Adora iniciativas relacionadas a Tecnologia e Educação.
Creio que o país tem muito a ganhar com isso.
Aos que gostam, eu estou usando o ExamTime (www.examtime.com.br) para criar as aulas e compartilhar com os alunos.
Vale muito a pena pois é grátis e possui várias ferramentas online!
Alessandra a 14 de Novembro de 2013 às 16:30

Sugiro a ferramenta ExamTime!
Eles tem a função de grupos de estudos com chat e é ótimo para criar grupos de estudo online, https://www.examtime.com/pt-BR/grupos-de-estudos/.
Ela é online e grátis. O link é https://www.examtime.com/pt-BR/
Ele é ótimo para estudar. Ele tem ferramentas para criar Mapa Mental, Anotações, Quiz, FlashCards e Plano de Estudos. Vale muito a pena explorar todas as ferramentas. Recomendo!
Alessandra a 27 de Janeiro de 2014 às 14:16

Poxa Alessandra, obrigado pela dica, essa eu nao conhecia!!!

Olá! Vim para divulgar o nosso trabalho do PIBID da UTFPR, fizemos um vídeoaula muito curioso! https://www.youtube.com/watch?v=ILKduZpsz24
[HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (Vídeoaula)]. Obrigado pela atenção!
Pablo C. a 9 de Maio de 2014 às 18:54

Caraca Pablo, que ficou mto legal o trabalho d vcs!! Isso ~e realmente utilização de TICs na prática.
Vcs utilizaram muito bem as edições em vídeo e o fundo verde juntamente com uma apresentação muito bem humorada. Muito bacana mesmo. Parabéns!
Visitem o site do nosso projeto e vamos trocar umas figurinhas!!
Abraço
www.professorwifi.com.br

Muito legal seu texto, extremamente pertinente e relevante! Fico pensando que ele foi escrito em 2010 e a discussão sobre as TICs em sala de aula ainda nubla a visão de muitos ainda hoje e por vezes nos impede de ver as vantagens e benefícios que a utilização de tecnologia em sala de aula traz.
As suas considerações são sobremaneira pertinentes, só queria ressaltar que hoje em dia vemos um potencial parecido ou ainda maior de enriquecimento do processo ensino aprendizagem também em redes sociais, blogs e mesmo celulares.
Parabéns pelo texto e pela iniciativa como docente.
Temos um projeto que visa auxiliar a capacitação de professores na utilização de Tecnologia em suas aulas
Visitem-nos
www.professorwifi.com.br
Grande Abraço
Paulo Desiderio a 10 de Julho de 2014 às 04:55

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO