Segunda-feira, 11 de Junho de 2007

Quadros interactivos - Aprendendo interagindo

Um Quadro Interactivo é uma superfície que pode reconhecer a escrita electronicamente e que necessita de um computador para funcionar. Alguns quadros interactivos permitem também a interacção com um imagem de computador projectada. São geralmente utilizados no escritório e na sala de aula.

Os quadros interactivos são usados para capturar apontamentos escritos na superfície do quadro, utilizando canetas próprias para tal que utilizam tinta electrónica, e/ou para controlar (seleccionar e arrastar) ou marcar notas ou apontamentos numa imagem gerada por computador e projectada no quadro vinda de um videoprojector.

Utilização na  sala de aula

Em contexto de sala de aula os quadros interactivos podem ser usados para:

  • mostrar material no computador (software educativo, sites, etc.).
  • resolver tarefas e problemas de matemática no quadro,
  • demonstrar o conhecimento do aluno numa matéria específica,
  • permitir ao professor guardar anotações da lição e do desempenho de cada aluno.

Para além disso, os quadros interactivos dão aos professores a oportunidade de guardar material didáctico criado por eles e de mais tarde revelá-lo à turma, para que possa ser utilizado pelos alunos. Isto pode tornar-se bastante benéfico para alunos que por motivos de saúde não puderam assistir à aula, para alunos estudiosos e para a preparação para testes e exames. Pequenos momentos da aula podem ser gravados para revisão posterior. Nos ficheiros guardados constará a apresentação exacta da matéria que ocorreu na sala de aula, incluindo as instruções dadas pelo professor em formato audio.

O slideshow seguinte faz parte da comunicação  realizada por José Paulo R. dos Santos do coordenador do projecto Interact, no Seminário intitulado "AS TIC COMO COMPLEMENTO AO ENSINO APRENDIZAGEM", na Lousã (Coimbra - Portugal), durante a III Semana da Ciência e da Tecnologia, no dia 15 de Janeiro 2007



Várias são as firmas que comercializam os quadros interactivos e por essa razão não deixo aqui nenhum endereço. No entanto uma procura na Web rapidamente lhe proporcionará essa informação.
Deixo aqui é o relato feito por uma docente depois de ter assistido a uma demonstração."Fiquei surpreendida. Já tinha visto este quadro no programa Morangos com Açúcar, mas não tinha percebido as suas potencialidades tão bem como neste dia. Pude observar que com a ajuda deste material um professor pode dar uma aula completamente inovadora e diferente de dia para dia, pois este permite fazer variadíssimas coisas, tais como: fazer uma apresentação de uma matéria, por os alunos a interagir e a jogar, ensinar a pesquisar na Internet ou fazer uma pesquisa, escrever, desenhar, utilizar programas de matemática ou apresentar um filme, etc. Aceito que as fragilidades deste material são algumas, como por exemplo, ficar sem uso por falta de energia ou avaria, no entanto não superam as suas potencialidades. Pelo que pude observar neste dia o envolvimento da turma e a sua atenção à aula foi bastante bom, mostrando-se quase todos os alunos disponíveis para participar, o ânimo era geral e isso demonstra que compensa inovar com os nossos alunos." 
Para saber mais sobre os quadros interactivos e a sua aplicação na sala de aula pode aceder ao blog  INTERACT quadro interactivo nas salas de aula
publicado por dom.bacelar às 00:32

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Filomena a 16 de Junho de 2007 às 14:36
Desde que descobri o seu blog, costumo visitá-lo de quando em vez. Escrevo agora para lhe dizer que na Escola, a EB1 de Avelar, onde trabalhei, já há smartboards (quadros interactivos) desde 2005. São uma ferramenta indispensável na escola. Além das funcionalidades que apontou, também têm ligação à Internet, o que possibilita ao professor mostrar qualquer imagem ou tema na hora em que está a dar a aula.

Comentar post

."O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Immanuel Kant

.pesquisar

 

.Recurso a analogias

.Cuidados no uso de analogias

.posts recentes

. Os Chats - uma ferramenta...

. Analogias nas aulas de Ci...

. Google Docs - Partilhar é...

. Sensores Digitais na Educ...

. As Ideias fazem a Europa ...

. Dia da Mulher/Dia da Educ...

. Atribulações e portáteis

. Memórias holográficas: A ...

. Blogs Educativos

. O vídeo: um instrumento d...

. Webquest-Uma janela para ...

. As TIC e as Pessoas Espec...

. Biodiversidade e Homer Si...

. Bill Gates - Tecnologia &...

. O Vídeo como estratégia m...

. Como Inserir os Blogs na ...

. A avaliação como um proce...

. Google - dicas para uma p...

. O papel da Educação na pr...

. A mais bela Metáfora - "A...

.links

.arquivos

. Junho 2010

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Março 2009

. Março 2008

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

Estou no Blog.com.pt

.Veja esta página em Inglês

.tags

. todas as tags

.Cuidados no uso de analogias

blogs SAPO

.subscrever feeds