Quinta-feira, 7 de Junho de 2007

O Hi5 na pratica lectiva

Se as palavras MySpace ou Hi5 não lhe dizem nada, então considere isto como cientificamente comprovado: você não é um adolescente. Até se pode sentir como um, mas, sobre isso, os adolescentes, os que estão na idade de o serem, só terão, provavelmente, uma coisa a dizer: lol
 In Jornal Público 16/04/2006
A articulista Kathleen Gomes, continua dizendo que "o MySpace e o Hi5 são redes - onde os membros criam a sua própria comunidade de amigos -, mas a sua forma mais parece uma espiral. As possibilidades são infinitas, e o velho ditado segundo o qual "os amigos dos amigos meus amigos são" talvez nunca tenha feito tanto sentido. Na verdade, ele não chega para abarcar a dimensão do fenómeno em causa. E, para sermos precisos, teríamos de o adaptar aos novos tempos: "Os amigos dos amigos meus amigos são - desde que também tenham uma página no MySpace ou no Hi5."

Trago aqui esta reflexão porque ao longo deste ano lectivo sempre que disponibilizo computadores para que os alunos realizem as mais diversas actividades, a sua ocupação favorita é ir actualizar o respectivo perfil no Hi5, ou comentar o dos amigos.
Porque entendo que não vale a pena lutar contra esta tendência estou a tentar percebê-la. Confesso que também tenho um perfil no referido site. Por isso sei o que é visitar  o perfil de amigos, rever quem já há muito tempo não via e saber o que estão fazendo.
No entanto o que me faz confusão é a obsessão por eles demonstrada. Quando os questiono sobre o que mais gostam no Hi5 a resposta mais usual é que "é fixe", ou seja é algo de que gostam.
E isto fez-me reflectir, será possível canalizar todo este gosto, por estar na WEB, comentar e ser comentado, para as actividades lectivas?

Por isso solicito-lhe que deixe aqui as suas impressões sobre as redes sociais. Por outro lado se já utilizou as redes sociais na sua pratica lectiva, seria óptimo se pudesse partilhar a sua experiência.
Desde já obrigado




tags:
publicado por dom.bacelar às 15:53

link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Céu Caridade a 7 de Junho de 2007 às 16:39
O comentário é esencialmente para te dar os parabéns pelo teu Blog estar no TOP. Efectivemente quem sabe, sabe! O teu blog é a prova disso. Parabéns.
De merdasqueincomodam a 8 de Junho de 2007 às 10:24
Poix...! É fixe mas... para actividades escolares não, obrigado...! Esta nossa adolescência não está vocacionada para o trabalho em prol de algo que deseja..! Só o está para o que deseja, da forma mais fácil possível...! Chamem-me cota à vontade...!
JC
De Ofreitas a 3 de Julho de 2008 às 03:18
Olá,
O comentário é tardio mas a partilha de experiências não tem hora. :).
Essa dúvida já me coloquei este ano e sinceramente ainda não encontrei solução para tirar partido de uma ferramenta como o hi5 ou similar. Sinceramente, apesar de ter um perfil, ainda não a explorei a 100% para poder filtrar as funcionalidades uteis. Penso que isto não se tratar de criar facilitismo mas sim criar uma forma aprendizagem.
Parabéns pelo blog.
Cumps
Ofreitas

Comentar post

."O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Immanuel Kant

.pesquisar

 

.Recurso a analogias

.Cuidados no uso de analogias

.posts recentes

. Os Chats - uma ferramenta...

. Analogias nas aulas de Ci...

. Google Docs - Partilhar é...

. Sensores Digitais na Educ...

. As Ideias fazem a Europa ...

. Dia da Mulher/Dia da Educ...

. Atribulações e portáteis

. Memórias holográficas: A ...

. Blogs Educativos

. O vídeo: um instrumento d...

. Webquest-Uma janela para ...

. As TIC e as Pessoas Espec...

. Biodiversidade e Homer Si...

. Bill Gates - Tecnologia &...

. O Vídeo como estratégia m...

. Como Inserir os Blogs na ...

. A avaliação como um proce...

. Google - dicas para uma p...

. O papel da Educação na pr...

. A mais bela Metáfora - "A...

.links

.arquivos

. Junho 2010

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Março 2009

. Março 2008

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

Estou no Blog.com.pt

.Veja esta página em Inglês

.tags

. todas as tags

.Cuidados no uso de analogias

blogs SAPO

.subscrever feeds