Domingo, 20 de Maio de 2007

Caça ao tesouro - uma metodologia de pesquisa na WEB

É consensual afirmar-se que há muita informação na Internet . Uma forma dos professores mobilizarem essa informação para propiciar aprendizagem nos seus alunos é dizer-lhes "pesquisem na Internet". No entanto quando esta pesquisa é feita  sem orientação e objectivo os resultados são geralmente pouco satisfatórios.  Por isso é preciso ter "método" para usar a Internet na educação. Um desses métodos é organizar desafios sobre um tema num formato que se assemelha às famosas caças ao tesouro.   

         O esquema ao lado ilustra o processo de uma caça ao tesouro. O esquema assemelha-se a um chapéu, em que a “big question”, colocada no cimo do chapéu adquire uma função aglutinadora ao despoletar a descoberta para as questões de índole mais específica, convertendo-se, deste modo, num jogo lúdico e motivador até chegar ao tesouro, o qual engloba as informações que o caçador pretende buscar. A base do chapéu simboliza a consistência e a ampliação das aprendizagens efectuadas aquando do percurso virtual realizado pelo caçador do tesouro.

A caça ao tesouro  é então um modelo de organização das informações para usos estruturados dos recursos da Internet na educação. Consiste na colocação de desafios de busca de informações e dados na Internet, propondo um conjunto de questões cujas soluções dependem de leitura e interpretação dos recursos seleccionados para a actividade.

Enquanto actividade educativa baseada na   Web uma Caça ao Tesouro tem fundamentalmente dois objectivos de aprendizagem:

  • Aquisição de conhecimentos específicos

  • Desenvolvimento de competências de pesquisa e selecção de informação relevante

De acordo com J.M. de Carvalho (Noesis, 1999) uma caça ao tesouro consiste num conjunto de questões  que podem ser respondidas  se acedermos a "sites" que contenham a informação necessária. 

É, portanto, uma actividade orientada, mas com um certo grau de flexibilidade, na medida em que permite que os caçadores dêem um sentido global às pesquisas que encetarem.

Em vez de cingir-se apenas à busca de informações em recursos Web, o modelo procura também apresentar aos alunos missões que decorrem de alguns dos conteúdos investigados. Tal inovação pretende dar ao modelo uma dinâmica característica dos aspectos lúdicos das caças ao tesouro em geral.

 

  Exemplos de Caças ao Tesouro

Ilhas na Euuropa - Uma caça ao tesouro com os Açores como pano de fundo

Black History- past to present: an interactive treasure hunt

The treasure of China


Em Portugal o modelo também pode ser designado por  MapQuest. Uma sub-espécie deste modelo tem vindo a ser desenvolvida  no Brasil por iniciativa do Doutor Jarbas Novelino Barato que a apelidou de  WebGincana.

Se quiser  saber mais sobre o  conceito de WebGincana  clique aqui

Para ver algumas das WebGincanas produzidas por alguns dos alunos do Doutor Jarbas Barato clique aqui.


Leia mais em:

WebGincana a Caça ao Tesouro na Web

Objectivos Educacionais do Modelo WebGincana

 

Aproveito para agradecer ao Doutor Jarbas Novelino Barato as informações, que gentilmente me ofereceu, relativas às WebGincanas.

 

 

 

publicado por dom.bacelar às 02:08

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Liceu Camocim a 4 de Abril de 2008 às 17:46
Cá no LICEU DE CAMOCIM, estamos a renovar as metodologias de pesquisa na Rede. E o que estamos a buscar é justamente um casamento entre direcionamento e flexibilidade. Direcionamento pra conduzir melhor os alunos a um resultado final consistente e Flexibilidade para que os mesmos possam exercer mais criatividade nas experimentações. Para esse estudo começamos ontem (3-4-2008) a discutir nossas idéias via blog. Dessa forma gostava muito que comentasse nossa postagem no dito blog: http://liceupedagogico.blogspot.com.

George Arrais
De sandra a 21 de Novembro de 2011 às 20:14
gostaria de ler um artigo com dados com referencia sobre o caça ao tesouro ´pois estou escrevendo uma monografia sobre TICs e gostaria de falar sobre metodologias baseadas na web

Comentar post

."O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Immanuel Kant

.pesquisar

 

.Recurso a analogias

.Cuidados no uso de analogias

.posts recentes

. Os Chats - uma ferramenta...

. Analogias nas aulas de Ci...

. Google Docs - Partilhar é...

. Sensores Digitais na Educ...

. As Ideias fazem a Europa ...

. Dia da Mulher/Dia da Educ...

. Atribulações e portáteis

. Memórias holográficas: A ...

. Blogs Educativos

. O vídeo: um instrumento d...

. Webquest-Uma janela para ...

. As TIC e as Pessoas Espec...

. Biodiversidade e Homer Si...

. Bill Gates - Tecnologia &...

. O Vídeo como estratégia m...

. Como Inserir os Blogs na ...

. A avaliação como um proce...

. Google - dicas para uma p...

. O papel da Educação na pr...

. A mais bela Metáfora - "A...

.links

.arquivos

. Junho 2010

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Março 2009

. Março 2008

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

Estou no Blog.com.pt

.Veja esta página em Inglês

.tags

. todas as tags

.Cuidados no uso de analogias

blogs SAPO

.subscrever feeds