Domingo, 22 de Abril de 2007

Hot Potatoes

Batatas quentes—Prove que vai gostar.

 

Logo do Hot Potatoes

 

Hot Potatoes é um conjunto de seis ferramentas de autoria, desenvolvidas pela equipa da University of Victoria CALL Laboratory Research and Development, que possibilitam a elaboração de seis tipos básicos de exercícios interactivos utilizando páginas da Web. A interactividade dos exercícios é obtida através do uso de JavaScript.  

Embora o Javascript seja utilizado na construção dos exercícios, não precisa saber  JavaScript para poder utilizar estas aplicações. Tudo o que é necessário é introduzir os seus dados -- textos, perguntas, respostas, etc. -- e o programa encarregar-se-á de gerar as páginas Web. Posteriormente pode publicar estas páginas no seu servidor Web. Apesar disso, os programas estão projectados para que quase todos os elementos das páginas possam ser personalizados; assim, se souber HTML ou JavaScript, pode realizar quase todas as modificações que deseje, nos exercícios ou no formato das páginas Web.

Para os professores que apenas pretendam realizar testes para os seus alunos ou para disponibilizar gratuitamente a colegas, poderão utilizar o conjunto de aplicações do Hot Potatoes sem nenhum encargo.  Para obter o programa basta fazer duplo clique aqui. Se trabalha numa companhia comercial deverá adquirir uma licença de uso (contacte a Half-Baked Software para mais informações). No entanto, quer trabalhe numa instituição educativa, ou numa companhia comercial, deverá registar  os programas; tudo o que tem a fazer é preencher um breve formulário no site da empresa.

A Hot Potatoes Home Page é a página dos autores do programa pelo que é uma referência a visitar. No entanto há muita literatura em Português como por exemplo o sítio da Centro de Competência da Escola Superior de Educação de Beja onde encontrará tudo o que necessita para começar a produzir as suas batatas quentes (Hot Potatoes).

Um breve exemplo das múltiplas potencialidades deste programa pode encontrá-lo aqui. São testes compilados por mim, uns de minha autoria, outros do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de São Bento. Um outro exemplo é o que já utilizei no sétimo ano relativo ao vulcanismo e que os alunos acharam divertido e entusiasmante. Em boa verdade, foi o meu baptismo nos Hot Potatoes.  Também sobre o vulcanismo e demonstrador das potencialidades deste tipo de testes temos  esta página

Experimente e vai ver que concorda comigo…Estas batatas são um vício…

Fico à espera dos seus comentários  


Ps. Outro site com uma interessante abordagem aos testes em Hot Potatoes pode encontra-lo aqui.

 


publicado por dom.bacelar às 03:24

link do post | comentar | favorito
|
10 comentários:
De José Oliveira a 22 de Abril de 2007 às 12:36
Uma excelente ferramenta acessível a qualquer um. Para quem utiliza o Moodle tem ainda a vantagem de facilmente se poder integrar as actividades relaizadas na plataforma.
De decastro a 24 de Abril de 2007 às 18:33
Ainda não trabalhei com o programa, mas penso que é uma ferramenta com grandes potencialidades de ser trabalhada em contexto educativo.
A motivação que o computador gera, aliada à possibilidade de saber a nota, na hora, torna os testes electrónicos uma boa ferramenta pedagógica. Não só pela vontade que os alunos têm em saber a nota, logo após a resolução mas também por lhes dar a conhecer as suas eventuais dificuldades.
De dom.bacelar a 24 de Abril de 2007 às 19:36
Olha Carlos faço-te uma sugestão....Que tal trabalharmos em conjunto trocando ideias de modo a explorarmos as potencialidades desta ferramenta muito promissora?
De Prof. Maria João Gomes a 4 de Maio de 2007 às 10:33
Lembram-se do PPOint que usei numa das aulas em que se fala das "actividades interactivas" como uma das modalidades de "exploração orientada da web"? Programas como o HotPotatoes permitem criar este tipo de actividades e era um dos programas que pensei explorar nas aulas. Será que gostaria de ser tu a fazer uma sessão sobre o mesmo?
De Prof. Maria João Gomes a 4 de Maio de 2007 às 10:33
Lembram-se do PPOint que usei numa das aulas em que se fala das "actividades interactivas" como uma das modalidades de "exploração orientada da web"? Programas como o HotPotatoes permitem criar este tipo de actividades e era um dos programas que pensei explorar nas aulas. Será que gostaria de ser tu a fazer uma sessão sobre o mesmo?
De dom.bacelar a 4 de Maio de 2007 às 19:51
Claro que sim... Com muito gosto.
Programas como o Hot Popatoes aliam facilidade de execução a um bom nível de interactividade.
De Gabriela a 16 de Junho de 2008 às 13:40
Caro profº Bacelar, estou planejando fazer uma oficina para utilizar as ferramentas do Hot Potatoes com os professores da rede pública de Salvador-Ba e por isso gostaria de saber se vc conhece algum artigo específico sobre estas ferramentas. É que tem um momento de discussão teórica e não estou encontrando. Desde já agradeço pela sua atenção. Cordialmente,
Gabriela Lucas
De dom.bacelar a 16 de Junho de 2008 às 16:40
Prezada Doutora Gabriela.
Queria começar por lhe agradecer a visita e o comentário.

Em resposta à sua pergunta penso que o Guia do Utilizador de Hot Potatoes acessívél em http :/ moodle.madeiratorres.com file.php /213/Documentos Guia_de_utilizacao_do_Hot_Potatoes_V6.pdf e o tutorial http :/ www.pgie.ufrgs.br dicasonline hotpotatoes / poderão ser ferramentas válidas para o que procura....
Se assim não for terei muito gosto em voltar a ser por si contactado ....
Domingos Bacelar
De Gabriela a 16 de Junho de 2008 às 17:04
Profº Domingos,
Antes de mais nada esqueça o "doutora", sou apenas "professora", e muito obrigada pela presteza da resposta.
Eu já consegui coletar algum material sobre como instalar e utilizar as ferramentas do hot potatoes, mas como quero promover um fórum de discussão no moodle, plataforma que será utilizada para a oficina semipresencial, preciso de autores que tragam discussões a respeito do seu uso dentro da sala de aula. AInda não encontrei relato de experiências e sim apenas atividades e projetos a respeito. Quero entrar na parte teórica da questão: quais possibilidades pedagógicas estas ferramnetas trazem para a sal ade aula? Este é o meu ponto de discussão. Se vc puder me ajudar neste sentido eu fico muito agradecida.
Muito obrigada mais uma vez pela sua atenção,
Gabriela
De dom.bacelar a 16 de Junho de 2008 às 17:36
Olá novamente
Creio que esta tese de mestrado https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7105

poderá ter algo daquilo que procura....

Assim o espero

Domingos

Comentar post

."O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Immanuel Kant

.pesquisar

 

.Recurso a analogias

.Cuidados no uso de analogias

.posts recentes

. Os Chats - uma ferramenta...

. Analogias nas aulas de Ci...

. Google Docs - Partilhar é...

. Sensores Digitais na Educ...

. As Ideias fazem a Europa ...

. Dia da Mulher/Dia da Educ...

. Atribulações e portáteis

. Memórias holográficas: A ...

. Blogs Educativos

. O vídeo: um instrumento d...

. Webquest-Uma janela para ...

. As TIC e as Pessoas Espec...

. Biodiversidade e Homer Si...

. Bill Gates - Tecnologia &...

. O Vídeo como estratégia m...

. Como Inserir os Blogs na ...

. A avaliação como um proce...

. Google - dicas para uma p...

. O papel da Educação na pr...

. A mais bela Metáfora - "A...

.links

.arquivos

. Junho 2010

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Março 2009

. Março 2008

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

Estou no Blog.com.pt

.Veja esta página em Inglês

.tags

. todas as tags

.Cuidados no uso de analogias

blogs SAPO

.subscrever feeds